Na manhã desta sexta-feira (4 de agosto), o auditório da Santa Casa de Misericórdia de Suzano-SP (avenida Antônio Marques Figueira, 1.861 – Vila Figueira) homenageou às mães voluntárias do Banco de Leite Humano. A solenidade foi realizada em referência à Semana Mundial do Aleitamento Materno com o objetivo de celebrar os progressos da iniciativa na cidade e dar prosseguimento à conscientização da população quanto à amamentação.
Participaram do evento o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, o secretário municipal de Saúde, o médico Luís Cláudio Rocha Guillaumon, o interventor da Santa Casa local, o médico Rosvaldo Cid Cury, o presidente do Poder Legislativo, o vereador José Izaqueu Rangel, os também parlamentares Antônio Rafael Morgado, Max Eleno Benedito e Rogério Gomes do Nascimento, além da médica Iemanjá de Melo Almeida, diretora do departamento de Aleitamento Materno da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa.
A cerimônia teve como finalidade prestar homenagens às mais de 50 mulheres voluntárias na cidade que doam leite materno ao Posto de Coleta de Suzano. Semanalmente, são enviados até 8 litros para o Banco de Leite Humano de Guarulhos-SP, onde as doações passam pelo processo de pasteurização, para posteriormente serem encaminhadas aos municípios, incluindo o berçário suzanense.
O interventor da Santa Casa de Suzano elogiou, na oportunidade, os esforços conjuntos da municipalidade com a sociedade em prol da melhoria da qualidade dos serviços médicos prestados na cidade. Já a diretora do Aleitamento Materno da UTI da Santa Casa reconheceu a importância do trabalho realizado até então quanto à amamentação.
Para o prefeito de Suzano, as mudanças empreendidas na Santa Casa de Suzano nos últimos meses concederam novos contornos ao hospital, possibilitando diversos avanços, incluindo o Posto de Coleta de Leite Humano.
Outras atividades
Durante todo o mês, Suzano será palco de outras ações relacionadas à Semana Mundial de Aleitamento Materno (celebrada entre os dias 1º e 7 de agosto) e à campanha “Agosto Dourado”, criada em 1992 e instituída via lei federal no Brasil em março deste ano.
Entre as atividades, está prevista a distribuição de panfletos sobre a doação de leite materno, palestras nos postos de saúde e na própria Santa Casa e uma campanha de coleta de recipientes de vidro para a coleta de leite humano.